Chaves e Chapolin viram alvo de ação da Justiça

O Ministério da Justiça reclassificou recentemente os seriados “Chaves” e “Chapolin“, atualmente exibidos pelo SBT. “Chaves” agora é considerado impróprio para menores de 10 anos, devido à presença de “drogas lícitas e violência fantasiosa“. O programa é transmitido às 20h45. Já “Chapolin” foi reclassificado como inadequado para menores de 12 anos, por conter “drogas lícitas e violência“, com recomendação de exibição após as 20h; atualmente, o SBT o exibe às 22h.
Até então, as duas tinham classificação indicativa livre.
Essas reclassificações refletem preocupações com conteúdos sensíveis presentes nos programas, como consumo de substâncias lícitas e representações de violência, mesmo que em contextos humorísticos. É importante notar que, desde 2016, as emissoras têm autonomia para definir os horários de exibição, mesmo que não sigam estritamente as recomendações de classificação indicativa.
“Chaves” e “Chapolin” retornaram à programação do SBT em dezembro de 2024, após um hiato de quatro anos devido a disputas de direitos autorais. Desde então, têm registrado índices significativos de audiência, contribuindo para a grade da emissora.
Sobre o Autor